top of page

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E CRISE DO CLIMA RETORNAM AO DEBATE MUNDIAL, AGORA NO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, EM DAVOS, SUÍÇA.

  • Fernando Gouveia
  • 15 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto de placa azul do Word Economic Forum, "compromisso para melhorar o estado do mundo" ao lado de alguns pinheiros cedros parcialmente cobertos com neve. O céu que aparece na foto está totalmente sem nuvens e de cor azul celeste.
(Imagem: Denis Balibouse, Reuters, 2024)

Iniciaram hoje as conversas em Davos, na Suíça, no encontro anual de governantes, empresários, acadêmicos, executivos, jornalistas e líderes sociais para debater questões de ordem mundial, dentre as quais estão a transição energética e a crise do clima.


Após o encerramento dos debates sobre estas questões na COP28, realizada no final do ano passado. Cujo o saldo foi considerado negativo por faltar clareza e objetividade na forma pela qual se pretende atingir a transição energética de forma a possibilitar o alcance da meta estabelecida pela ONU de extinguir a utilização de combustíveis fósseis até 2050. Ainda que se tenha reconhecido pela primeira vez, a nível mundial a necessidade dessa transição energética.


Assim, estes dois temas, juntamente com outros relacionados à economia, geopolítica, tecnologia, educação, regulamentação da inteligência artificial, biodiversidade, saúde e desinformação, serão debatidos no Fórum Econômico Mundial esse ano.


O fluxo de trabalhos consistirá nos debates de questões cruciais que impulsionarão as ações futuras em quatro prioridades temáticas interconectadas:


1.     Segurança e Cooperação em um Mundo Fragmentado;

2.     Crescimento e Empregos para uma Nova era;

3.     A Inteligência Artificial como Força Motriz para a Economia e a Sociedade; e

4.     Uma Estratégia de Longo Prazo para o Clima, a Natureza e Energia.


Neste ano, a representação do Brasil se dará pelo Presidente do STF, Luís Roberto Barros, que tratará da importância da Amazônia para o equilíbrio climático do mundo e sobre os usos e riscos da IA (Inteligência Artificial).


A par das questões diretamente relacionadas às questões climáticas, não podemos deixar de reconhecer a importância do que será debatido nesse evento, uma vez que a sustentabilidade mundial também depende diretamente dos pilares econômico e social, que também estão intrinsicamente relacionados aos temas que serão debatidos no evento. Portanto, melhor não ficar por fora do que acontece por lá.


Conhecimento adquirido é fundamental para o crescimento e quando compartilhado traz ainda mais benefícios. Seja parte dessa mudança e compartilhe conhecimento.


Maiores informações podem ser obtidas em:


WEF – World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial). World economic Forum Annual Meeting, DAVOS-KLOSTERS, SWITZERLAND, 15-19 January 2024. Disponível em: www.weforum.org.


FOLHA DE S.PAULO. Fórum econômico se reúne em Davos sob sombra da crise climática e olhos na transição energética, 14.jan.2024. Disponível em: www.folha.uol.com.br.


G1. COP 28: veja por que acordo histórico tem lado positivo, mas saldo ainda é negativo na luta contra crise do clima. Disponível em: www.g1.globo.com.meio-ambiente/noticia.

Autor: Fernando Gouveia.


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados ©2023 por GTAC.

bottom of page