Governo do Paraná apresenta relatório sobre impactos das mudanças climáticas no Estado.
- Fernando Gouveia
- 18 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

O Governo do Estado do Paraná apresentou nesta segunda-feira (14/08) os primeiros resultados do Programa Paranaense de Mudanças Climáticas – o ParanaClima. Ocasião em que retomou o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais.
O objetivo do Fórum é envolver diversos atores estaduais que se preocupam com o futuro do meio ambiente, em busca de resultados mais concretos frente aos impactos causados pelo aquecimento global. No intuito de somar a esforços como o uso de tecnologia de ponta contra o desmatamento e programas de replantio de árvores e repovoamento de rios.
Neste sentido, a apresentação do Inventário Paranaense de Emissão de Gases de Efeito Estufa 2005-2019 e o Mapeamento de Áreas Vulneráveis às Mudanças Climáticas auxiliarão no embasamento do Plano de Ação Climática do Paraná 2024-2050, que também foi apresentado no evento.
Importante ressaltar que o Plano de Ação apresentado está em processo de consulta pública até o dia 15 de setembro e pode receber contribuições da sociedade paranaense por meio do link indicado no site do IAT-PR.
Entre as metas abertas a contribuições estão realizar a análise de 100% das inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR); diminuir o desmatamento ilegal; ampliar a eletrificação de rodovias; aumentar a participação de biocombustíveis na matriz energética; apoiar a Nova Ferroeste como novo corredor de grãos e contêineres; promover ainda mais a geração distribuída realizada por consumidores independentes; fomentar a economia circular; consolidar o mercado regulado de carbono; zerar a destinação de materiais metálicos aos aterros e os lixões; e estimular a implementação de novas tecnologias para realizar a compostagem de lodo de esgoto.
Maiores informações podem ser obtidas na página de notícias do IAT-PR.
Autor: Fernando Gouveia.



Comentários