Dia mundial da energia.
- fernandofrechgouve
- 7 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Hoje (29 de maio), comemora-se o Dia Mundial da Energia. Data eleita para promover a conscientização sobre a eficiência energética, uso racional da energia e, cada vez mais, a transição da matriz elétrica para fontes renováveis.

Cada vez mais somos dependentes da energia elétrica, seja no âmbito doméstico, escolar, seja em toda cadeia produtiva, meios de transportes e outras atividades a base deste recurso. Especialmente no atual cenário que estamos passando (Pandemia COVID-19), que exigiu muitas adaptações em nossa forma de comunicação, trabalho e das atividades do dia-a-dia.
O Brasil já conta com uma matriz extremamente renovável, em razão do seu grande potencial hidrelétrico explorado. No entanto outras fontes renováveis detém um importante papel na Política Energética para garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, como definido no Sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável definido na Agenda 2030 da ONU.
A pluralidade das fontes energéticas tem importante papel na resiliência do Setor e em toda a cadeia produtiva, pois a alta dependência em apenas uma (no caso do Brasil, na hidráulica) pode resultar na necessidade de medidas na contramão do objetivo acima mencionado, ante a necessidade de se socorrer a fontes mais intensivas em carbono e mais caras, como ocorre nos tempos de baixos níveis de chuva, quando as usinas termelétricas precisam ser acionadas para preservar os reservatórios das hidrelétricas e, consequentemente o custo de produção da energia aumenta.
Neste sentido, as energias Eólica e Solar têm aumentado a sua participação em nossa matriz. E tempo espaço para outras fontes de energia renovável ou que gerem um maior benefício ambiental, como a geração de energia pelo reaproveitamento energético de resíduos sólidos, que integrou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2030, nas suas indicações para o desenvolvimento do Setor nos próximos dez anos.



Comentários